10.12.14

Sobre a curiosidade que nunca me matou


Até onde a curiosidade pode nos levar? Por que, quando estamos curiosos e perguntamos para alguém, dizem que a curiosidade matou o gato? E o que são todas as perguntas se não uma faísca de curiosidade se manifestando?

Na escola, sempre me interessei por ciências e, no ensino médio, principalmente a física, porque parecia um jeito maravilhoso de se explicar os fenômenos com os quais nos deparamos no dia-a-dia. Química também era assim, mas sempre gostei mais de física por ser algo mais... palpável. Ao estudarmos a queda de um objeto, isso poderia ser demonstrado sem menores problemas, e as esquações faziam sentido. Quando estudávamos uma reação química, só podíamos ver o superficial e nunca pudemos observar a reação a nível atômico - para isso, usávamos as equações, que já não faziam tanto sentido quanto as da física. Não que eu tenha realmente aprendido alguma dessas duas matérias (sempre tirava nota vermelha nas duas), mas era mais pelas exatas do que pela teoria, eu juro. Isso tudo porque eu tinha curiosidade, assim como os grandes percussores das duas matérias tinham. Foi a curiosidade que nos trouxe o mundo moderno, a luz elétrica, a tecnologia e basicamente todas as coisas que nós conhecemos hoje.

Ontem mesmo eu estava me perguntando como as pessoas acendiam seus fogões antes da invenção do fósforo. Estamos tão acostumados a ter fósforos em casa que até esquecemos que até o século XIX as pessoas precisavam utilizar outros métodos para inciar uma combustão, e que o método usado deveria ser um pouco mais evoluído do que a história dos homens da caverna esfregando um gravetinho no outro. No fim, achei minhas explicações aqui e aqui, mas de repente me peguei com uma outra dúvida: quantas pessoas realmente se importam?

Existem vários sites dedicados à curiosidades e ciências, vários shows, vários canais no Youtube, e eles até recebem bastante tráfego, tem vários inscritos e pessoas que acompanham todos os vídeos, mas, comparado ao tráfego em sites de notícias sobre celebridades, quantas pessoas realmente se importam? Quantas delas só acessaram essas páginas para fazer algum trabalho escolar ou algo relacionado? E qual o motivo pelo qual queremos saber da vida dos famosos e não de alguma estranha lei da física? Sabemos que tudo isso não passa de curiosidade, mas por que ficamos curiosos sobre coisas tão bobas quanto os preparativos de casamento das celebridades x e y?

A verdade é que ambas as curiosidades são um tanto quanto saudáveis, mas é preciso haver um equilíbrio. Pode parecer bobo quando queremos saber da vida das outras pessoas, mas a verdade é que isso não passa de uma espécie de "curiosidade social" - não da melhor forma, claro -, queremos saber como as outras pessoas são pois assim sabemos como nós devemos ser. Embora o papel da educação seja majoritáriamente dos pais, a verdade é que a socialização acontece em diversos níveis. Ainda não acho legal ficar lendo revistas sobre o casamento das tais celebridades, mas existem outras maneiras de saciar essa curiosidade social, talvez implantando um pouco de curiosidade cultural. Por que você não pesquisa, por exemplo, sobre como são os casamentos na umbanda, ou como eles eram na era viking, ou, por que não, na Igreja de Satã? Isso certamente lhe trará mais crescimento pessoal e cultural do que ler sobre duas celebridades específicas fazendo um casamento na mesma igreja que você está acostumado a ir todo domingo.

Quanto a curiosidade científica, não são todos que se interessam por fórmulas, mas todos se interessam, certamente, em saber como algumas coisas funcionam, ou até mesmo pequenas questões como o porquê dos adoçantes serem mais prejudiciais à saúde do que o próprio açúcar. Ou, para as meninas que se importam tanto com dietas, por que não assistir um documentário de verdade falando sobre carbohidratos e açúcares, o quanto são necessários para nossa sobrevivência e o quanto pode ser descartado? Na era dos computadores, respostas para estas questões tão simples estão a apenas alguns cliques de distância, e mesmo assim muitas preferem ficar lendo e seguindo dieta de revista, sem se preocupar no mal que isso pode causar. Que tal se inclinar um pouco para o lado científico dessa história toda? A verdade é que você só tem a ganhar.

Isso tudo sem falar na curiosidade espiritual...

Eu não sei quanto a vocês, mas apesar da curiosidade poder matar muitos gatos, ela pode também salvar muitas vidas e criar muitas coisas novas, assim como destruí-las. Há tantas perguntas a serem formuladas e tantas respostas a serem dadas que, se eu fosse você, pararia agora mesmo e digitaria no Google aquela questãozinha boba que está na sua cabeça há dias e aprenderia um pouquinho mais sobre esse mundão onde nós vivemos.

6 comentários

  1. Acredito eu profudamente que a curiosidade é uma das melhores coisas que o ser humano pode-se ter na vida, curiosidade pra tudo - desde o que sabe-se que é ruim (só podemos julgar se experimentamos) até o melhor de tudo, é o que eu penso.

    ResponderExcluir
  2. Escreveu bem, realmente o que se vê hoje em dia é pessoas que não tem curiosidade para assuntos construtivos, somente para coisas do tipo " quem beijou quem, quem saiu com quem", coisas científicas e históricas ficam só no caso de pesquisas escolares, no meu caso eu sempre fui curiosa principalmente em coisas relacionadas a ciência e o obscuro, já que fui criada por uma mãe também curiosa, acredito que devemos saciar nossa curiosidade, pois como vamos saber se tal coisa é boa, se funciona ou se vale a pena se não nos tornássemos curiosos.

    http://estranheza-peculiar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também sempre me interessei por ciências, desde meus nove anos eu sou uma tonta apaixonada por ciências espaciais, é tudo tão curioso, bonito e detalhado! Amo tanto tudo isso que sonho em me tornar astrônoma.

    A física realmente tem essa beleza, é tudo concreto, não existem dúvidas quando se trata de física, não existem brechas nas equações. E a física é algo do qual você tem de gostar ao menos um pouco para poder mexer com o espaço, onde a física é uma grande loucura. Eu realmente gosto de química, não muito,mas gosto do grande número de possibilidades e combinações que a química proporciona.

    A evolução é algo a qual nos acostumamos muito rapidamente. Assim que algo é criado e aceitado pela sociedade (é bom listar isso pois invenções são muitas vezes negadas pelo mundo) acaba por se tornar normal no mundo muito rapidamente.

    Acho que é impossível pensar em quantas pessoas realmente se importam. Por que pra cada pessoa que não se importa existe alguém que se importa e as vezes até demais.

    Realmente precisa haver um equilíbrio. É impossível que qualquer um, mesmo que amante do conhecimento, não se importe com coisas sociais, tais como a vida de outras pessoas.

    Acho que cada pessoa tem o conhecimento que pede. Se tu procurar sobre celebridades nunca achará nada relacionado a estudos que te impressionem. E se procurar sobre cultura o tempo todo nunca verá, nem que de relance, coisas relacionadas a celebridades que te escandalizem. E acho que me baseando nesse meu pensamento também se torna nítido o fato de que devemos nos envolver com pessoas de gostos desiguais aos nossos, pois assim o nosso equilíbrio entre curiosidade social e cultural se 'normaliza'. (Fugi do assunto, gomen .u.)

    O lado científico é um poço infindável de conhecimento, e realmente, só se tem a ganhar quando você se afunda nele.

    A curiosidade matou o gato, fico feliz por ser uma capivara o/ Acho que não mata ninguém dar uma procurada no google de vez em quando, o conhecimento é um amigo de longa data com o qual devemos expandir as relações.

    Sayonara,
    June, {Folks}

    Comentário muito grande, gomen @u@
    [caso não saiba, não sei se sabe, gomen é desculpe-me em japonês :v]

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o seu texto Maria, acredito que a curiosidade (Do Latim CURIOSUS, “diligente, cuidadoso, inquiridor”, de CURA, “cuidado” (Fui procurar no google haha) ) é uma poderosa aliada do conhecimento, da Filosofia... Sempre quando tenho algumas dúvidas, desde as mais complexas (fiquei uns dias pesquisando bastante sobre buraco negro, buraco de minhoca, a origem do universo...) até as mais triviais (Descobri que Hitchcock morreu em 1980), procuro não postergá-las para não me esquecer delas posteriormente.

    O mundo é dos curiosos!! rs

    Beijos

    O Mundo Em Cenas

    ResponderExcluir
  5. Este seu post me descreveu, já que sempre fui assim. Desde pequena sempre me interessei pelas ciências, a curiosidade é um ponto positivo para mim. As vezes passo horas lendo sobre histórias de povos, o surgimento das coisas e teorias bizarras e até as vezes alguns comportamentos humanos também.

    Acho que é isso que nos aumenta como ser humano. O conhecimento é uma arma! Quanta coisa que deixei ou comecei a fazer (melhor) depois de ter matado a curiosidade e ter lido a história. Quebrei muitos preconceitos.

    Beeejos!

    madessy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sempre fui curiosa para entender o mundo, como as coisas funcionam. Também sempre me interessei por ciências na escola (física, para ser mais específica), então acabei me identificando bastante com o seu texto.

    Acho divertido ficar me questionando acerca do mundo, por mais que às vezes não encontre respostas. Concordo que tem que haver um equilíbrio, sempre, embora nem sempre sejamos assim.

    Gostei muuuito do seu blog e dos seus textos! Feliz 2015 ♥
    Beijos,
    Nalu
    http://coisasafiins.blogspot.com

    ResponderExcluir